Tudo sobre o Método de Ovulação Billings (MOB)

Existem diversas formas de evitar ou adiar uma gravidez sendo as mais conhecidas as pílulas anticoncepcionais e o uso de preservativos. Porém, algumas religiões são contra métodos contraceptivos que não sejam naturais. É por esse e outros motivos que os médicos fizeram diversos estudos e descobriram o método natural contraceptivo chamado Método de Ovulação Billings, também conhecido pela sua sigla: MOB.

O que é o Método Billings?

Você já deve ter ouvido falar do método da tabelinha em que você segue uma tabela baseada no dia do seu último sangramento, no tamanho do seu ciclo menstrual e faz um cálculo de quando será sua ovulação, evitando então relações nesse período.

Mas você também deve saber que não é recomendando confiar nesse método, afinal a maioria das mulheres não tem um ciclo menstrual regular, tão certinho. O Método Billings também se baseia em não ter relações durante o período de ovulação e alguns dias antes e depois. A diferença é que o MOB não se baseia em quantidade de dias e sim em sinais que o corpo da mulher dá quando ela está ovulando. Esse método já foi testado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) e não serve apenas para evitar a gravidez, mas também para conseguir engravidar.

Como funciona o Método de Ovulação Billings?

Para utilizar com eficácia o Método de Ovulação Billings, a mulher precisa conhecer bem o seu corpo. O principal ponto a ser avaliado é a umidade da vulva: quando ela está seca é porque o período de ovulação está mais longe e quando ela está mais úmida a ovulação está acontecendo ou está mais perto.

O ideal é você começar a sentir isso durante a menstruação. Você já reparou que antes do sangue aparecer você sente que está úmida? É claro que o muco vaginal não tem a mesma consistência da menstruação, mas a partir dela você já começa a sentir o que é a umidade da vulva.

É interessante você entender que o que deve estar molhada não é a vagina por dentro, já que essa sempre possui umidade. Você deve avaliar a vulva quando anda, corre, fica em pé por muito tempo, já que com essas atividades o muco cervical “desce”.

Você deve observar essa umidade durante pelo menos um mês e anotar tudo, de preferência fazendo um gráfico. Durante o período em que a mulher estiver aprendendo os sinais do seu corpo, o ideal é não manter relações sexuais para que as secreções do ato sexual não causem confusão.

Quando a mulher se sente seca, mesmo que observe muco na calcinha é porque ela está no período infértil. Outra característica desse período é a ausência de mudança, ela sente que sua vulva não apresenta nenhum tipo de mudança.

Quem costuma ficar seca no período infértil, sente a mudança no momento que essa secura acaba. Ainda que algumas mulheres tenham secreções o mês inteiro, a mudança é perceptível quando o corpo entra no período fértil.

Como você pôde ver, esse método é todo baseado na sensação da mulher. Para utilizá-lo, você precisa se conhecer. Muito mais do que conhecimento visual, você precisar apurar seus sentidos para perceber as duas situações. Caso queira utilizar o método de ovulação billings, tanto para engravidar como para evitar uma gravidez, pratique esse sentido até se conhecer bem e certamente ele te ajudará muito.



Deixe um Comentário