O Que é o Período Fértil da Mulher?

Para entender o período fértil da mulher, você precisa entender primeiramente como o corpo feminino funciona quando o assunto é reprodução.

A mulher é muito diferente do homem quando se trata de fertilidade, porque ela nasce com uma quantidade determinada de óvulos e só começa a liberá-los quando entre na puberdade, por volta dos 12 anos de idade.

O homem também entra na puberdade mais ou menos nessa idade e é nessa fase que ele começa a produzir espermatozoides (a célula reprodutora masculina). Porém, ele não para mais até mais ou menos 60 anos de idade, enquanto que no caso da mulhere, os óvulos acabam por volta dos 40 anos de idade.

Quando acontece o período fértil da mulher?

Desde a primeira menstruação, chamada menarca, que acontece por volta dos 12 anos, a mulher começa a liberar os óvulos, uma vez por mês, na maioria dos casos. Essa liberação se chama ovulação e acontece por volta de 14 dias antes da menstruação.

O período fértil começa por volta de 3 dias antes da data prevista da ovulação e acaba 3 dias depois. Todos esses dias são considerados como período fértil porque a ovulação pode adiantar ou atrasar. Além disso, o espermatozoide pode ficar vivo dentro do corpo da mulher por até 3 dias.

Eu citei na maioria dos casos porque existem ciclos menstruais regulares e irregulares. Algumas mulheres sequer ovulam todo mês, outras ovulam mais de uma vez.

Ciclos Regulares

Algumas pessoas dizem que a mulher tem um ciclo regular quando ele dura exatamente 28 dias, mas isso não é bem verdade. Algumas mulheres têm ciclo menstrual de 27, 26 ou até mesmo 25 dias, mas todos os ciclos duram exatamente o mesmo tempo e, portanto, são chamados de ciclos regulares.

Ciclos Irregulares

Esse ciclo menstrual é o mais difícil de controlar, digamos assim, porque a mulher nunca sabe quando sua menstruação vai chegar e, portanto, não tem como calcular quando é o seu período fértil. Nesse caso, não é possível adotar métodos de ovulação como o Billings, em que é preciso saber mais ou menos quanto tempo o ciclo dura.

Acontece de a mulher menstruar 20 dias depois da última menstruação ou ficar 2 ou 3 meses sem ovular, logo ela também não menstrua. Isso deixa muitas mulheres bastante preocupadas.

​Quantos dias dura o período fértil?

O período fértil dura mais ou menos 6 dias, que vai do décimo segundo dia do ciclo menstrual até o décimo oitavo. É interessante que você não se baseie nesse tipo de informação para fazer tabelinhas com o intuito de evitar uma gravidez.

Como você pôde ver acima, a data da ovulação pode variar, com isso varia todo o período fértil. O ideal é usar algum outro método contraceptivo como o uso de preservativo ou a pílula anticoncepcional.

O método de ovulação Billings também é muito interessante porque ele se baseia nos sinais que o corpo da mulher dá quando está entrando em seu período fértil. Assim ela pode evitar relações sexuais nesse período, caso não deseje engravidar, ou ter relações sexuais com mais frequência caso a intenção seja a de ter um bebê.



Deixe um Comentário