Período Fértil do Homem – Isso Existe?

Ultimamente uma dúvida começou a rondar a cabeça dos casais que estão querendo engravidar: existe período fértil masculino? A resposta é sim, mas o período fértil do homem é totalmente diferente do período fértil da mulher.

O período fértil do homem começa junto com a puberdade, ou seja, por volta dos 12 ou 13 anos e só acaba na terceira idade entre os 60 e 70 anos. Ainda assim acontece de alguns homens conseguirem engravidar uma mulher depois dessa idade.

Os homens produzem espermatozoides (a célula reprodutiva masculina) todos os dias, diferentemente das mulheres, que já nascem com uma quantidade finita de óvulos e que começam a ser liberados na puberdade.

A mulher não os libera indiscriminadamente, ela libera uma vez por mês durante a ovulação, que é o seu período fértil. Dizemos portanto que o período fértil da mulher é sazonal – ocorre em períodos “fixos”, que se repetem mês a mês. Quando seus óvulos acabam, as mulheres entram na menopausa e não conseguem engravidar naturalmente de forma alguma.

Um estudo recente da Universidade Ben-Gurion, em Israel, sugeriu que exista um período fértil masculino sazonal, como no caso das mulheres. Eles disseram que os espermatozoides do homem estão mais saudáveis do inverno até o início da primavera.

Como um bom indício de que isso seja verdade, eles atribuíram a esse período fértil do homem o fato de mais bebês nascerem durante o outono e também disseram que essa descoberta pode ajudar casais que estão fazendo tratamento contra a infertilidade.

A temperatura corporal do homem pode sim afetar a produção de espermatozoides, mas não há nenhum outro estudo que indique a existência de um período fértil masculino sazonal e que esse ocorra no inverno.

Se essa diferença de condições do espermatozoide do verão para o inverno fosse realmente verdadeira, as populações das regiões mais frias seriam muito maiores que as populações das regiões mais quentes, o que não acontece na prática.

Os estudos que indicaram que exista um período fértil do homem também sazonal se basearam na velocidade dos espermatozoides nas diferentes estações. Eles disseram que 5% dos espermatozoides tinha mobilidade rápida durante o inverno em comparação com apenas 3% no verão.

Espermatozoides

Se você está buscando engravidar e o seu marido tem algum problema de infertilidade, procure não levar em consideração essa questão do período fértil. Procure uma clínica de tratamento contra a infertilidade ou converse com o médico de vocês.

Se o que você está tentando é não engravidar tão cedo, tenha certeza de que se você tiver relações sexuais sem se proteger, seja no inverno ou no verão, você vai acabar engravidando. Procure métodos contraceptivos seguros como uso de preservativo e pílulas anticoncepcionais ou a implantação do DIU (Dispositivo Intra-uterino).

Se a sua dúvida era se o período fértil do homem existe ou não, a resposta é SIM. Se a sua dúvida é em relação a quando acontece o período fértil masculino, a resposta é SEMPRE. Portanto, na prática essa informação não vai fazer diferença nenhuma independente da sua intenção: seja engravidar ou evitar uma gravidez.



Deixe um Comentário