Quanto tempo depois de parar a pílula é possível engravidar?

A maioria das mulheres usa a pílula anticoncepcional como único método para evitar uma gravidez. Com a vida sexual iniciando cada vez mais cedo e o objetivo da maioria das mulheres de buscarem uma estabilidade financeira antes da concepção de um filho, é muito comum ver pessoas tomando anticoncepcional durante 10 ou até 20 anos sem parar.

Aqui no blog recebemos dezenas de mensagens todas as semanas perguntando a mesma coisa: quanto tempo depois de parar a pílula é possível engravidar?

É lógico que toda essa carga hormonal influenciará no tempo que a mulher vai levar para engravidar depois de parar com o remédio. Mas essa pergunta não tem uma resposta exata, já que cada mulher tem um organismo diferente e em cada pessoa a pílula anticoncepcional age de um jeito.

No geral, os médicos assumem o seguinte: para cada ano de uso de pílula anticoncepcional sem parar, aumenta-se um mês na espera da gravidez. Ou seja, se você tomou pílula por 10 anos sem parar, é bem provável que você leve quase um ano para conseguir engravidar.

Só depois desse tempo é que os obstetras solicitam exames da mulher e de seu parceiro para saber se há algum problema de fertilidade ou outro problema que esteja causando infertilidade.

O ideal é variar a utilização de pílula com outros métodos contraceptivos como, por exemplo, o uso do preservativo. Variar o tipo do anticoncepcional também pode diminuir esse efeito. Se você toma o mesmo remédio a mais de um ano, converse com seu médico sobre a possibilidade de troca do medicamento.

A cada 3 ou 6 meses de uso de anticoncepcional pare por pelo menos um mês. Só não esqueça que durante a pausa e por pelo menos um mês depois do retorno da utilização da pílula, você deve fazer a utilização de algum outro método contraceptivo.

Não pense que a “demora” é uma regra. No geral isso acontece, mas algumas mulheres engravidam no mês seguinte depois de parar a pílula anticoncepcional. Portanto, não pare com o medicamento hormonal agora pensando em só engravidar daqui a um ano: pare no momento que decidir realmente engravidar.

Antes de parar, consulte um médico para que ele receite o ácido fólico. A utilização deste medicamento deve ser iniciada, no mínimo, três meses antes da gravidez. Ele não serve para ajudar a engravidar, e sim para evitar problemas no bebê.

É importante também verificar as condições do seu plano de saúde. Se você for contratar um, contrate-o no mínimo três meses antes de parar de tomar o anticoncepcional. Os planos de saúde costumam ter carência para parto e essa carência geralmente é de 10 meses.

Pilula

O implante hormonal cutâneo é o método contraceptivo cujos efeitos cessam mais rapidamente. No momento que o seu médico o retirar, ele para de liberar o hormônio e assim é possível que você engravide antes mesmo de sua menstruação voltar.

Já a injeção é totalmente ao contrário: ela é a que tem o efeito anticoncepcional mais demorado. Mesmo que você tenha tomado por pouco tempo, se ela for a de utilização trimestral, ela demora bem mais que três meses para que o efeito seja totalmente eliminado pelo corpo.

Lembre-se sempre que cada mulher tem um organismo e um metabolismo diferente. Portanto, no momento que você parar de tomar o anticoncepcional tente não ficar pensando na gravidez o tempo todo, já que o estresse e a ansiedade só atrapalham as coisas.



Deixe um Comentário