Sintomas de Ovulação – Aprenda a Conhecer seu Corpo

A ovulação e o período fértil podem ser considerados praticamente sinônimos e acontecem ao mesmo tempo. Esse é o período em que a mulher está se preparando para uma possível gravidez. A seguir, explicamos em detalhes o que acontece no corpo feminino e os sintomas de ovulação mais comuns percebidos pelas mulheres.

Ovulação ou Período Fértil

De maneira resumida, é possível afirmar que a ovulação acontece durante o período fértil da mulher. Ou seja, para que a mulher esteja em período fértil ela precisa ovular. A ovulação em sí é quando o óvulo amadurece dentro do ovário e é encaminhado para as trompas de falópio, onde aguardará a chegada dos espermatozoides. Se nesse período a mulher mantiver relações sexuais com um homem e não utilizar um método contraceptivo, ela poderá engravidar, pois poderá haver fecundação do óvulo amadurecido. Portanto, conhecer o seu corpo e os sintomas dessa fase são importantes tanto para quem quer ter um bebê, quanto para aquelas mulheres que não estão prontas para engravidar.

Quando ocorre a ovulação

Considerando uma mulher que possui ciclos regulares de 28 dias, a ovulação ocorre aproximadamente 14 dias após o 1º dia do último ciclo menstrual. Mas atenção, dois dias antes e dois dias depois do 14º dia você já deve ficar atenta, pois todo esse período é considerado como fértil. O período fértil pode durar até 6 dias, ocorre uma vez por mês e inicia desde a primeira menstruação (quando a mulher é ainda jovem), se prolongando até a menopausa.

Ainda que tenhamos apresentado características básicas, a ovulação pode acontecer fora do período previsto. Fatores como níveis hormonais, stress e ansiedade, podem alterar o ciclo fértil de uma mulher.

Qual é o melhor período para engravidar?

O melhor período para engravidar é entre 11 e 16 dias após o primeiro dia da última menstruação. Calcule certinho o seu período fértil, fique atenta aos sintomas e conheça o seu corpo. É  fundamental também que as relações sexuais sejam mantidas sem o uso de qualquer método contraceptivo e devem ser iniciadas logo no início do período fértil. Para as mulheres que estão tomando pílula anticoncepcional não existe uma regra fixa para a interrupção do medicamento. Os seja, algumas mulheres ficam grávidas após deixarem de tomar o medicamento por apenas um dia, outras podem demorar um pouco mais. Como não existe uma regra fixa, recomenda-se a interrupção apenas quando você já estiver pronta para ter um bebê.

Ovulação

Quais são os Sintomas de Ovulação e do Período Fértil?

Alguns sintomas da ovulação são similares ao da Tensão Pré-Menstrual (TPM). Durante o período fértil, a mulher tende a ficar mais sensível, apresenta algumas pequenas dores no corpo e um pouco de inchaço (majoritariamente na região dos seios). Também ocorre o aumento da libido. Alguns dos sintomas mais comuns são:

Dor na Região Pélvica

É uma dorzinha incômoda, que varia de intensidade de mulher para mulher. Para muitas, é tão suave que torna-se quase imperceptível. São pequenas e leves pontadas no baixo ventre, que em muitos casos assemelham-se à cólica. Essa dor é muito mais um incômodo e acontece porque o óvulo rompe uma estrutura que o envolve dentro do ovário, sendo possível nesse momento sentir o processo.

Aumento da Libido

É na fase de ovulação que o desejo feminino aumenta. A biologia é sábia e os motivos são claros: o organismo está se preparando para a fecundação. É natural que a mulher tenha mais vontade de ter relações sexuais nesse período e é um dos sintomas mais perceptíveis do período fértil. No mesmo período também ocorre a produção de feromônios, substâncias que são exaladas pelo corpo com a finalidade de atrair e excitar o sexo oposto.

Secreção

Durante o período fértil é comum a mulher perceber o aumento da secreção vaginal e pequenos corrimentos. A característica mais comum é que sejam parecidos a clara de ovo, transparente, elástico e de baixo odor. Para que você entenda, isso acontece porque o corpo está se preparando para que o óvulo seja fecundado por um espermatozóide e a secreção tem o objetivo de facilitar a chegada dos espermatozoides ao óvulo.

Aumento da Sensiblidade

É comum que as mulheres fiquem mais sensíveis emocionalmente e tenham mais vontade de chorar. Na realidade, todo o corpo fica mais sensível. É possível notar um pequeno inchaço nos seios e uma maior sensibilidade olfativa também. Para algumas mulheres a sensibilidade é tão grande que até parece uma TPM fora da hora, mas é apenas a chagada do período fértil.

Fique atenta a esses sintomas de ovulação e aprenda a conhecer melhor o seu corpo. Não se cobre logo no primeiro mês reconhecer todos os sinais de ovulação apresentados. Aos poucos vá notando cada um deles e não se assuste ao não perceber todos, já que cada corpo é diferente do outro.



Deixe um Comentário