Os 4 Sintomas do Período Fértil da Mulher mais Comuns

Pode ser que não seja do conhecimento de todas as mulheres, mas o corpo feminino dá vários sinais de quando ele está no período de ovulação, ou seja, no momento propício para a gravidez.

Para os casais que estão tentando ter um bebê saber que sinais são esses pode ser de suma importância. Nesse artigo, nós vamos listar os 4 sintomas do período fértil da mulher mais comuns. Vamos lá?

  1. Secreção Vaginal – é o primeiro sintoma a mostrar que a ovolução se aproxima. Tal lubrificação serve para melhorar o deslize dos espermatozoides por todo o canal vaginal, até o encontro do óvulo. Uma mulher que conhece bem o seu corpo notará, com certa facilidade, quando a secreção descer. Ela é mais ou menos da mesma consistência da clara de ovo.
  1. Aumento da Libido e do Apetite sexual – durante a ovulação é produzido a progesterona. Esse hormônio faz com que o desejo sexual da mulher aumente. Neste momento, a ovulação já está acontecendo dentro do seu corpo. Se sua intenção for engravidar, junte o útil ao agradável e tenha relações com seu parceiro nesse período.
  1. Aumento da Temperatura Corporal – Esse sintoma do período fértil talvez seja o menos conhecido pelas mulheres e o mais difícil de se perceber sem um “monitoramento constante”. Há pequenas alterações na temperatura do corpo no período da ovulação e a mulher sentirá tal mudança se medir sua temperatura todos os dias, de preferência, na hora que acordar. Quando houver um aumento da média normal, ela saberá que está no período fértil. Em mais ou menos 4 dias a temperatura voltará ao normal.
  1. Dor Pélvica – este sintomas também é um indicador de que a mulher está no período fértil. Quando sentir esta dor pode ter certeza que você está ovulando. O sinal se assemelha com as cólicas, mas são é bem mais leve e menos incômodo.

Para você que realmente está querendo engravidar e não sabe direito a hora certa para ter relações, esteja atenta a esses sintomas comuns do período fértil. Já aquelas que não querem filhos no momento, evitem ter relações sexuais durante todo o período em que esses sinais estivem presentes.

Para aquelas mulheres que não conhecem tão bem seu corpo ou não têm o ciclo menstrual regular todos os meses, uma boa opção, além de ficar atenta a esses sintomas, é fazer um teste de ovulação, disponível em quase qualquer farmácia de bairro.

Segundo os médicos, a duração do período fértil da mulher é de 6 dias. Porém, cientificamente, a duração é de apenas um dia, já que é o tempo que o óvulo permanece vivo dentro do útero. Eles dão esse prazo porque a ovulação pode adiantar ou atrasar e o espermatozoide pode ficar vivo dentro do corpo da mulher por até 3 dias.

Recado especial para aquelas leitoras que NÃO QUEREM ENGRAVIDAR. Existem muitos métodos contraceptivos e se guiar apenas pelos sintomas mais comuns do período fértil da mulher pode não ser a melhor estratégia. Procure usar preservativo ou tomar pílula anticoncepcional regular. Evite a todo custo a utilização frequente de pílulas do dia seguinte, que podem trazer problemas a sua saúde.



Deixe um Comentário